sexta-feira, 28 de abril de 2017

O Silêncio Ensurdecedor do Professor Boaventura de Sousa Santos e a Tragédia Venezuelana




"A democracia representativa não serve para nenhum País latino-americano." - Hugo Chávez (1954 - 2013)

Tenho reparado nos últimos tempos que há um estranho silêncio ensurdecedor que está a ser emitido a partir do politburo central de Coimbra aka CES, liderado pelo guru neomarxista Boaventura de Sousa Santos. Em 2013, este mesmo Boaventura foi a criatura mentalmente adiantada que considerou a morte de Hugo Chávez como tendo sido "uma perda extraordinária para a democracia mundial". Foi também este mesmo Boaventura que serviu parcialmente de inspiração ideológica ao regime chavista, a ponto de o próprio Chávez ter citado várias vezes textos deste inadjectivável professor de Coimbra que segundo consta, tem um certo gosto por imagens de Jesus Cristo e até possui uma extensa colecção das mesmas. Não fiquem surpreendidos com isto, pois esta estranha história de amor entre marxistas e cristãos tem longas e muito compreensíveis raízes assentes nas obscuras origens semitas de ambas as doutrinas

A Venezuela, graças ao Socialismo Bolivariano que era tão defendido com unhas e dentes pelos Boaveturas e quejandos da nossa decadente praça intelectualóide, está neste momento reduzida a "uma sociedade em pedaços, completamente destruída, à beira de uma guerra civil ou já quase dentro dela." O regime chavista, devido à escassez de géneros alimentícios na Venezuela, já não consegue sequer alimentar a sua própria população, mas aparentemente não lhe faltam as armas e munições para distribuir pelas suas milícias

No entanto, apesar de toda a desgraça que afecta a Venezuela, eu não acredito que o regime chavista vá cair tão cedo e ao contrário do que comummente se diz por aí, acredito mesmo que o regime chavista está para durar e vai mesmo durar muitos mais anos, apesar de todo o caos que reina no mesmo. Isto porque os regimes comunistas têm demonstrado historicamente uma grande capacidade de resistência às crises de escassez de géneros e porque por outro lado, o regime chavista neste momento controla por completo as estruturas de poder na Venezuela. Em cima disto tudo é preciso ainda ter em conta que os chavistas sabem que se forem expulsos do poder, vão muito provavelmente ser alvos de represálias e julgamentos no regime que se seguir e isto significa simultaneamente que aos chavistas não lhes resta mesmo outra opção a não ser a de lutarem com tudo o que têm, se preciso for e se as coisas chegarem a tal ponto, até à última bala e ao último homem. 

Toda a estrutura de comando e controlo da Venezuela, desde os tribunais às altas patentes militares, passando pelos quadros das escolas e universidades, está nas mãos de chavistas. Eventualmente, se algum grupo de militares tentar um golpe de Estado, este será imediatamente confrontando com a resistência armada da Milícia Nacional Bolivariana da Venezeula, que é inteiramente constituída por chavistas fanáticos que apenas respondem directamente perante o Palácio Presidencial e estão certamente dispostos a morrer pelo regime. E eu não os censuro. Muitos dos membros desta milícia que é efectivamente a guarda pretoriana do regime, devem tudo ou quase tudo o que têm ao regime chavista. Tratam-se de pessoas ou filhos de pessoas que no tempo em que as oligarquias liberais governavam a Venezuela, viviam maioritariamente na extrema pobreza. Hoje, podem não ter uma vida de luxo e podem sofrer a escassez de alguns géneros, mas ao menos têm uma casa que lhes foi oferecida pelo regime, possuem o mínimo para conseguirem viver sem passar pelas humilhações a que a direita liberal sabuja de Wall Street os sujeitou antes do Chavismo e acima de tudo, têm uma causa ideológica pela qual lutar, têm armas, têm uma farda e têm uma bandeira. Não acredito que esta gente vá abdicar da Revolução Bolivariana assim tão facilmente como alguns julgam. 

João José Horta Nobre
28 de Abril de 2017

Algumas imagens da Milícia Nacional Bolivariana da Venezuela:

6 comentários:

  1. Seja bem-regressado, caro Mestre Nobre! :)

    «Foi também este mesmo Boaventura que serviu parcialmente de inspiração ideológica ao regime chavista, a ponto de o próprio Chávez ter citado várias vezes textos deste inadjectivável professor de Coimbra»

    Não sabia! Isso é realmente muuiiiito interessante! Temos marxistas tão tóxicos que até os ditadores vermelhos da América Lat(r)ina se inspiram neles! Mas anteção, que o grande problema de Portugal é renascer do fascismo, pá!


    «(...) acredito mesmo que o regime chavista está para durar e vai mesmo durar muitos mais anos»

    A avaliar pelo que aconteceu na Coreia do Norte, o caro JJHN é bem capaz de ter razão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Não sabia! Isso é realmente muuiiiito interessante! Temos marxistas tão tóxicos que até os ditadores vermelhos da América Lat(r)ina se inspiram neles!»

      É verdade, sim senhora. Esse Boaventura andou durante anos totalmente comprometido com o Foro de São Paulo e toda essa loucura do "Socialismo Bolivariano".

      «A avaliar pelo que aconteceu na Coreia do Norte, o caro JJHN é bem capaz de ter razão!»

      É só ler o que eu já escrevi sobre isso:

      http://historiamaximus.blogspot.pt/2016/05/a-venezuela-estara-mesmo-beira-do.html

      Eliminar
  2. Mas não se preocupem que afinal temos um "nacionalista universalista" em Belém(lol)segundo as próprias palavras do dito cujo,e a resposta do esquerdopata internacionalista(ou patriota de esquerda,mais uma vez lol)no jornal Púbico não se fez esperar https://www.publico.pt/2017/04/28/politica/noticia/se-as-palavras-ainda-significam-alguma-coisa-1770282

    ResponderEliminar
  3. Caro JJHN

    O que é preciso é calma e tranquilidade, o Brederode já se foi e este Boaventura já está quase a ir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia também vocês irão bem como os vossos familiares. Fico a torcer que isso aconteça com a maior das brevidades.

      Eliminar
  4. GRANDE MADURO, UM HEROI VIVO QUE LUTA CONTRA TERRORISTAS OCIDENTAIS QUE QUEREM TRANSFORMAR SEU PAIS EM LIBIA 2. Na Venezuela nao existe oposicao mas sim terroristas financiados pelo ocidente para destroir aquele pais

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...